terça-feira, 28 de dezembro de 2010

10 coisas que você lembrará de 2010

E praticamente já é 2011, e pra muitos esse ano foi mais um, mas um ano nunca é igual ao outro, sempre tem algo pra diferenciar, veja as 10 coisas que tornaram o ano de 2010 diferente:

• Copa da África
A primeira competição em território africano não marcou só por esse motivo, depois dessa Copa o número de países Campeões subiu, a Espanha pela primeira vez ganhou esse título, outros 2 países surpreenderam, os Países Baixos, ou popularmente Laranja Mecânica que bateu todas as seleções menos a campeã, Espanha. O Uruguai também surpreendeu, já que há muito tempo não avançava tanto na competição.

E os principais destaques da Copa não foram necessariamente as seleções ou os jogadores, mas sim a JABULANI , o polvo PAUL e a tão “querida” VUVUZELA. A Jabulani teve repercussão negativa, pois todos diziam que essa era uma péssima bola. O finado polvo Paul adivinhou todos os resultados da Copa e algum tempo depois ele morreu, deixando uma grande falta no mundo esportivo [Um minuto de silêncio]. E ela, a Vuvuzela, uma corneta que infernizou a vida de muito comentarias esportivo, pois o barulho impedia a compreensão do público e até a deles mesmos…

• Eleições
Em 2010 os brasileiros foram às urnas escolher Senadores, Governador, Deputados e Presidente, nesse caso presidenta, que no caso foi um dos motivos dessa eleição ficar tão marcada, afinal em 2010 a primeira mulher presidente foi escolhida, mas outra mulher também ganhou a cena nessa eleição, Marina Silva, ex- Petista bateu de frente com o PT e com todos que vinham, e com esse pulso cresceu em todas as pesquisas, e acabou com quase 20% dos votos e ficou sendo disputada pelos dois que restaram na disputa.

Nada foi tão simbólico nessa campanha do que “Vote no Tiririca, Pior do que tá não fica”, alguns dizem que votaram nele por falta de opção, outros por forma de protesto, mas o negócio é que ele ganhou e irá fazer nossas leis, mesmo sendo analfabeto funcional.

• Guerra do Rio

Atos de violência organizada sucederam-se na Região Metropolitana do Rio de Janeiro durante uma semana que terror e pânico para os moradores, depois de bandidos ligados ao narcotráfico tentaram promover um "arrastão" na Rodovia Rio-Teresópolis, em Duque de Caxias, causando a morte de um motorista. Então, o governo tomou coragem e bateu de frente com os traficantes, durante as operações, registrou-se que pelo menos 181 veículos teriam sido incendiados pelos criminoso e ainda 39 mortes, cerca de duzentas detenções para averiguação e quase setenta prisões.
As operações aconteceram em conjunto com as Polícias, o BOPE, a Marinha e o Exercito.

• Tropa de Elite

O sucesso do Filme em 2006 fez com que o segundo filme conseguisse passar a lendária Dona Flor e Seus Dois Maridos, mostrando que o cinema nacional vale a pena.

Mais sobre o filme em:
E Tropa de Elite entrou pra Elite...

• Mineiros Chilenos
Um dos desastres que ficará na memória de todos ocorreu no dia 5 de agosto, quando uma mina no Chile desabou deixando 33 homens presos em um refúgio a quase 700 metros de profundidade. Nos primeiros dias após o acidente, já não se tinha mais esperança de salvamento, até que no dia 22 um bilhete chegou à superfície dizendo que todos estavam bem. A partir daquele momento o mundo se mobilizou para o resgate. Foram pouco mais de dois meses de trabalho. E em 13 de outubro, os mineiros foram salvos pela cápsula Fênix II, subindo por um duto escavado durante 33 dias.O resgate se tornou um acontecimento mundial, acompanhado ao vivo por todo o planeta.

• Vazamento no Golfo do México
No dia 21 de abril, uma explosão em uma plataforma petrolífera no Golfo do México, próxima à costa sul dos Estados Unidos. Controlado o incêndio, foi verificado que havia um vazamento. Foram milhares de barris de petróleo despejados no mar sem parar durante cerca de três meses. O impacto no ecossistema local foi devastador. Com a chamada maré negra se deslocando constantemente, a fauna e a flora da região foram afetadas de uma forma ainda difícil de dimensionar. Em meados de julho o vazamento foi controlado. Começou então a busca pelos responsáveis pelo acidente.

• Terromoro no Haiti

O terremoto catastrófico teve seu epicentro próximo da capital, Porto Príncipe, e foi registrado às 16h53m10s do horário local, em 12 de janeiro de 2010. A Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afetadas devido ao sismo.
O Palácio Presidencial, o edifício do Parlamento, a Catedral de Notre-Dame de Port-au-Prince, a principal prisão do país e todos os hospitais, foram destruídas ou gravemente danificadas.

Muitos países responderam aos apelos pela ajuda humanitária, prometendo fundos, expedições de resgate, equipes médicas e engenheiros. Sistemas de comunicação, transportes aéreos, terrestres e aquáticos, hospitais, e redes elétricas foram danificados pelo sismo, o que dificultou a ajuda nos resgates e de suporte; confusões sobre o comando das operações, o congestionamento do tráfego aéreo, e problemas com a priorização de voos dificultou ainda mais os trabalhos de socorro.

Necrotérios de Port-au-Prince foram rapidamente esmagados; cerca de 80 mil corpos foram enterrados em valas comuns.Com a diminuição dos resgates, as assistências médicas e sanitárias tornaram-se prioritárias. Os atrasos na distribuição de ajuda levaram a apelos raivosos de trabalhadores humanitários e sobreviventes, e alguns furtos e violências esporádicos foram observados.

•Aumento de 61.3% para os Parlamentares

A aprovação do reajuste salarial parlamentar pela Câmara dos Deputados, em Brasília, foi motivo de protestos em diversos locais do país. Jovens com o auxílio de cartazes e bandeiras manifestaram-se em frente ao espaço da Chapelaria do Congresso, na Av. Paulista, em frente à Câmara de Vitória e outros locais públicos repudiando o aumento de 61,3% para senadores e deputados, percentuais acima de 130% nos vencimentos do presidente da República, vice-presidente e ministros.

E, enquanto isso, a saúde está ruim, a educação está péssima e poucos brasileiros ganham bem como eles.

Durante a realização do ato em Brasília, os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e José Nery (PSOL-PA) afirmaram que o direito de manifestação é uma garantia constitucional. Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) declarou que se sente feliz quando vê estudantes nas ruas. Um país em que os estudantes só ficam em sala de aula e em casa não tem futuro, afirmou.

• Caso Bruno / Eliza Samudio

O desaparecimento e suposta morte de Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo, chocou o Brasil e ganhou repercussão até no exterior. Ela desapareceu, sob suspeita de ter sido assassinada a mando do próprio jogador.

Durante as investigações, uma testemunha relatou aos investigadores do caso que a moça teria sido morta por estrangulamento. Em seguida, o cadáver teria sido esquartejado e enterrado sob uma camada de concreto.

O caso foi parar na Justiça, que decretou a prisão de Bruno e outros envolvidos, entre eles, a mulher do goleiro e seu melhor amigo, conhecido como Macarrão.

• Restart

VMB 2010, não teve pra mais ninguém, infelizmente só deu Restart. Os coloridos levaram as categorias Clipe do Ano, Hit do Ano, Revelação, Pop e até a Artista do Ano.

Eles somaram aos cinco prêmios VMB, um prêmio Multishow e um Prêmio Nick. No VMB, o Restart recebeu sonoras vaias de parte do público que lotou o Credicard Hall.
A banda só foi favorecida devido formato dos prêmios que são baseados na votação pela internet, onde o público teen se sobressai e promove maratonas de votação nos seus astros do momento, o VMB e o Multishow tendem a reduzir a participação de grupos mais veteranos, como Pitty, NX0, Jota Quest e Skank, apontam alguns críticos.

Mas, com suas roupas coloridas e sua música de gosto duvidoso PeLanza, vocalista da banda, entrou para a lista dos 100 brasileiros mais influentes, agora temos que esperar pra ver se essa banda será só mais uma banda de verão ou se infelizmente teremos que suportá-la por mais tempo.

Pesquisa: Kaippe Reis @Culturaman

Outras Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...