terça-feira, 7 de setembro de 2010

EL CHE






Ernesto "Che" Guevara de la Serna era o que podemos chamar de cidadão do mundo!Nasceu na Argentina, foi para Cuba fazer a Revolução Cubana junto de Fidel e Raúl Castro, era dito inimigo dos Estados Unidos, aliado da URSS, arrumou confusão pro Jânio Quadros no Brasil e acabou morrendo na Bolívia quando tentava difundir o Socialismo.

Em toda camisaria que se preze tem uma camisa com o seu rosto, muitos nem sabem que foi essa personalidade, mas, compram as camisas e usam junto do seu tênis Nike, confrontando dois símbolos de duas formas distintas de governo. Tenho pena do Guevara lutou contra o capitalismo durante toda a sua vida, foi morto por ser contra a essa forma de governo e hoje em dia é um pino que o mantêm!


A lucratividade do guerrilheiro é tanta que existem pontos turísticos com alguns lugares em sua homenagem. Na Argentina existe museu em Córdoba feito na casa onde morou quando se mudou para lá. Em Cuba nem se fala existem inúmeros monumentos na terra onde ele é uma figura quase religiosa. Na Bolívia, local de morte existe "A Trilha de Che" onde refaz os seus últimos passos.


De acordo com o Instituto-Faculdade de Arte de Maryland, o retrato de Guevara é "a mais famosa fotografia do mundo e um símbolo do século passado". O Victoria and Albert Museum declarou ser "a imagem mais reproduzida da história da fotografia". Jonathan Green, diretor do Museu de Fotografia da Universidade da Califórnia, afirmou que "a imagem de Korda se transformou num idioma ao redor do mundo. Se transformou num símbolo alfa-numérico, num hieróglifo, um símbolo instantâneo. Ela reaparece misteriosamente sempre que há um conflito. Não há nada na história que funcione desse jeito"

A família de Che é contra a comercialização da imagem dele de maneira que consideram abusivas. A filha diz que a família recrutou advogados em Nova York a fim de processar companhias que abusam da imagem - não para exigir indenizações, mas para pedir a suspensão do uso. "Não estamos atrás de dinheiro", disse Aleida. "Só queremos o fim do abuso. Ele pode ser uma pessoa universal, mas respeitem sua imagem"

A história do Che é muito boa! Existe um filme bárbaro chamado: "Diários de Motocicleta" falando sobre a sua primeira viagem pela América Latina em "La Poderosa" a moto do seu amigo, Alberto Granado, que mais tarde irá para Cuba ser conselheiro de Ernesto. O filme é baseado em fatos descritos nos diários dos dois, escritos na viagem que passou por países da América espanhola desde a Argentina até a Venezuela. A história de Che contada nesse filme despertou o espírito aventureiro de muitos jovens, inclusive o meu.

Outro filme que mostra a história desse guerrilheiro é "Che" apresentado no 61° Festival de Cannes. Na primeira metade descreve a participação de Che na Revolução Cubana e avança até o discurso do guerrilheiro na ONU, em 1964. A segunda parte de "Che" se concentra nos 341 dias que ele passou na selva boliviana, treinando guerrilheiros, até sua morte, em outubro de 1967.

A figura desse distinto homem é tão forte que a revista norte-americana Time incluiu-o na sua lista das 100 personalidades mais importantes do século XX, na seção "Líderes e Revolucionários”. Em uma enquete feita por uma TV na Argentina foi eleito o maior político argentino do século XX, obtendo 59,8% dos votos.

Che Guevara foi, é, e sempre será um Ídolo de gerações, afinal se tornou um MITO e os mitos são eternos...



"Se o presente é de luta , o futuro nos pertence."
Che Guevara

Um comentário:

  1. Eu penso q quem mais ganhou com essas lutas do Che foi o próprio, por ter conseguido entrar na historia e ser imortal. Não me entra na cabeça, acreditar q sua ideologia, e os motivos de tantas lutas, tenham algum sentido logico. Além de utopico, o Che, tinha um pensamento bastante retardado (no melhor sentido da palavra). A humanidade agradesse a Che, por ter sido infeliz nas suas lutas. Hj, está provado q o capitalismo é um sistema q, ao contrario do q dizem os socialista, bastante democratico e q promove o progresso da humanidade. Salve.

    ResponderExcluir

Outras Postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...